TF Adaptive
26 de março de 2018Dia 6 de maio de 2017 foi o lançamento da lima Reciproc Blue em São Paulo, promovido pela empresa Nova EndoVita, no Prodigy Grand Hotel & Suites Berrini. Foi um evento bem organizado, com a presença de bons amigos e as palestras dos Professores Giulio Gavini, falando sobre o contra-ângulo Direct, e do Prof Mario Zuolo, falando sobre a lima Reciproc Blue.
Contra-ângulo Direct® / VDW
O Direct é dispositivo (contra-ângulo) que faz o movimento oscilatório assimétrico, mais conhecido como movimento reciprocante, com angulações de 150 no sentido anti-horário e 30 no sentido anti-horário, para ser usado em motor elétrico com 20.000 rpm ou diretamente na baixa rotação que utilizamos normalmente na odontologia. Este contra-ângulo é para ser utilizado nos instrumentos Reciproc (VDW), Reciproc Blue (VDW) e R-Pilot (VDW) (figura 1). Apesar do fabricante não indicar, também pode ser utilizado nas limas WaveOne (Dentsply Sirona), WaveOne Gold (Dentsply Sirona), ProDesign R (Easy), WA1 (Eurodonto) e Unicone (MK Life).
Ele é uma boa opção para quem não quer, ou não pode, direcionar uma grande despesa na compra de um motor elétrico endodôntico com movimento reciprocante, muito bem indicado para o clínico geral ou para o estudante de graduação.
Figura 1: contra-ângulo Direct (VDW)
Reciproc Blue (VDW)
A lima Reciproc Blue é um instrumento de uso endodôntico para limpeza do canal radicular. Ela é de níquel-titânio porém, durante seu processo de fabricação, ela é submetida a um tratamento térmico que cria uma camada de óxido de titânio em sua superfície que reflete a cor azul (figura 2). Este tratamento térmico também confere ao instrumento uma característica de maior flexibilidade.
Figura 2: Reciproc Blue (cor azulada e grande flexibilidade)
A Reciproc Blue pode ser utilizada em qualquer situação endodôntica, seja ela casos de tratamento, retratamento, canais amplos ou atrésicos. Porém, sua grande vantagem, devido a grande flexibilidade, é em canais com curvatura acentuada, respeitando mais a anatomia original do canal, penetrando em sua curvatura sem desviá-la, sendo mais conservadora sem perder a eficiência (figura 3). Outra característica proporcionada por este seu tratamento térmico é permitir a pré-curvatura, facilitando o acesso aos canais de difícil acesso como os dentes superiores posteriores, ou a utilização em pacientes com pouca amplitude de abertura de boca.
Figura 3: Dente 47 endodonticamente tratado com Reciproc Blue.
Comparativamente à Reciproc, a Reciproc Blue possui as mesmas características em relação às conicidades, pontas e tamanhos. Sendo apresentadas em 21, 25 e 31 milímetros, com parte ativa de 16 milímetros, instrumentos com ponta 25 e conicidade 8% nos seus três primeiros milímetros (Reciproc Blue 25 / R25), com ponta 40 e conicidade de 6% nos seus três primeiros milímetros (Reciproc Blue 40 / R40), e ponta 50 com conicidade de 5% nos seus três primeiros milímetros (Reciproc Blue 50 / R50) (figura 4). Marcas na haste lisa do instrumento que delimitam o comprimento de 17, 18, 19 e 22 milímetros. Possui um anel de plástico no cabo que se expande ao ser autoclavado, impedindo a sua reutilização.
Figura 4: Características da Reciproc Blue
Sua secção transversal é igual a da Reciproc, com formato de “S”, e ponta inativa (Figura 5).
Figura 5: Ponta inativa e secção transversal da Reciproc Blue
Com a sua grande flexibilidade, veio também um modo diferente de se utilizar. Apesar de utilizar a mesma programação da Reciproc (150º no sentido anti-horário e 30º no sentido anti-horário), sua cinemática é diferente. Ao contrário da Reciproc que permite fazer movimentos mais amplos de introdução no interior do canal, para o manejo da Reciproc Blue o movimento tem que ser menor e com uma pressão mais delicada e sutil, a mão precisa ser mais “leve”, o operador tem que deixar que as características de corte do instrumento o “levem” para o interior do canal. Sutileza e bom senso são as palavras chaves para a sua utilização.
Dicas:
-
Fazer um glide path antes de utilizar a Reciproc Blue. Este glide path pode ser feito com uma lima C pilot #10. A minha preferência é realizar com uma Mtwo 10.04
-
Não fazer pressão ao utilizar o instrumento, segure o contra-ângulo como se estivesse escrevendo com uma lapiseira com grafite .05
-
Fazer 3 “bicadas” de não mais que 3 milímetros de penetração
-
A cada 3 “bicadas” irrigar bastante para remover a grande quantidade de dentina cortada pela Reciproc Blue
-
Não esquecer de irrigar bastante entre cada ciclo de 3 “bicas”
Tenho certeza que quem utilizar este instrumento vai gostar bastante.